Andarilho na cozinha - Camarão ao molho branco

 De vez em quando eu apronto destas... Esta é uma receita muito simples, mas a pedidos de amigos faço um relato simples de como preparar camarão. Não preciso dizer que ingredientes de qualidade fazem um bom prato para um cozinheiro que entenda um mínimo de culinária. Na panela ao lado, coloquei um pouco de óleo de oliva e cebola picada. Frita esta dupla um pouquinho, só pra um ceder ao outro o sabor... e o aroma vai ser bom para deixar o autor inspirado. 
Depois de fritar a cebola no óleo de oliva, "joga" o camarão, devidamente descongelado e lavado na panela. O camarão vai perder líquido para este meio, você deve mexer lentamente enquanto se forma o caldo. A formação deste líquido é de grande importância para o preparo do todo. Isto pq ele será usado para temperar o camarão e posteriormente o arroz que você vai utilizar, mas a gente chega logo nesta etapa. Um momento por vez... 
Este caldo vai servir de gradiente para temperar o camarão... quando o caldo estiver formado, vc insere o tempero que estiver acostumado ou que agradar seus convidados. Algumas pessoas utilizam temperos prontos (meu caso), outras gostam de fazer esta parte também... eu prefiro facilitar! Depois que o tempero e o sal estiverem devidamente espalhados, mexa um pouco de tempos em tempos, pois alterando a posição do camarão vc garante que ele seja temperado pelo caldo. É importante que vc fique atento ao cozimento do camarão.
Se vc comprar um camarão pré cozido, ele já deve ter a cor alterada... geralmente eles ficam mais alaranjados, realçados. E a alteração de coloração no cozimento do preparo deve se alterar muito pouco. A atenção que vc deve ter no preparo é manter o camarão em sua forma ainda "macia", pois cozinhando por mais tempo, ele acaba ficando meio "borrachudo". Algumas pessoas até preferem desta forma, mas isto é de gosto e dizem que o prato mais refinado é com o camarão ao ponto. Sinceramente, gosto de todos os jeitos!
Quando vc perceber que o camarão chegou ao ponto, retire o caldo e coloque em outra panela, que vai ser a panela do arroz. Este caldo vai ser adicionado de água e vai cozinhar o arroz. Antes de inserir sal, vc deve confirmar quanto já esta temperada a água do arroz. Acredito que não precise ser colocado mais nenhum tempero, pois este caldo já é bem temperadinho. Durante o cozimento do arroz vc pode voltar para a panela do camarão e seguir os próximos passos. O próximo passo é produzir o molho branco!
Uma caixinha de creme de leite para uma porção de 500 gr de camarão esta de boa proporção. O creme de leite não pode ser "fervido" ou cozido por longos períodos, pois isto pode alterar as propriedades do mesmo e mudar o rumo do seu projeto! Você coloca o creme de leite em fogo brando, vai mexendo, e pode adicionar o que estiver ao alcance para dar um toque no molho branco. Eu costumo usar queijo ralado, pois geralmente tem sabor forte e "contagia" o creme de leite com facilidade. Se no prato que vc pretende preparar vai dispensar o queijo ralado, então na primeira etapa de preparar o camarão pode colocar um pouco mais de sal. Se vai adicionar queijo ralado ou outro que também seja salgado, deves contar previamente com isto, para que desta forma não fique excessivamente salgado!
Com o molho branco pronto, chegou a vez de adicionar o champignon. Geralmente eu compro em embalagem já fatiado, pois facilita o preparo e é menos uma coisa pra vc cuidar. A esta altura do preparo vc pode desligar o fogo. Se o arroz estiver pronto, então está finalizado o projeto. Para quem gosta, salsa seca e moída vai bem. Uma batatinha palha também agrega o prato, mas isto já é firula e cada um sabe como gosta de saborear camarão. Se tudo deu certo até aqui... teus convidados vão ficar muitos felizes.