Isto não é um review... 1ª Parte

    
          Isto não é um review... até pq existe muito site fazendo isto e, não seria este fotojornalista que faria um teste sobre este assunto. Meu papel com as câmeras é bem restrito ao fotojornalismo... acho que falar das câmeras sobre o uso específico e abordar vantagens e deméritos seria irresponsabilidade pelo uso que dou. Quem escreve para todos... tem um compromisso bem importante com a seriedade, não importando se é questão um ou mil leitores.
Do ano passado (2014) para hoje tive a oportunidade de experimentar quatro câmeras da canon para usos variados no fotojornalismo... de front, ao topo, em eventos cujo trabalho com assessoria de imprensa é importante para vender bem um evento ou marca. Vi qualidade em todas elas, mas as diferenças entre elas podem ser decisivas ao uso... Vou fazer algumas observações a respeito. 

Para uso interno (locais fechados com baixa iluminação), com relação a resposta com o recurso de ISO disponível em cada modelo. Considerando que elas apresentam uma diferente quantidade...

- Canon 5D Mark III - Muito boa, baixo nível de ruído;
- Canon 6D Mark I - Excelente, baixo nível de ruído;
- Canon 7D Mark I - Fraca, muito ruído já em ISO 1600;
- Canon 1Ds Mark III - Ruim, muito ruído já em ISO1250.

Considerações sobre uso e relação custo benefício

             Todas elas são muito boas quanto a capacidade foco em baixa luminosidade, porém a 5D Mark III e a 6D são melhores na questão do ruído e cores com pouca luz. A 5D é muito melhor para correr o foco, e a 6D é meio dorminhoca. Se vc for fazer imagens de esportes, pode ficar meio decepcionado com a velocidade de foco, também com a precisão e com a possibilidade de que ela não encontre o foco. Gostei muito de trabalhar internamente com a canon 6D, mas quando fui para as ruas me assustei com cliques perdidos em baixa luminosidade ou com movimento maior. A 5D me parece bem melhor neste aspecto, embora esteja desconfiado que o colorido seja até melhor na 6D, mas receio que seja impressão de minha parte, já que não tive as duas em tempo simultâneo para teste comparativo. A 7D é a grande campeã da velocidade e precisão de foco, mas perde muito em ruído. Acredito que seja a melhor opção destas quatro para quem faz fotojornalismo. Principalmente se estivermos falando de rua, para jornais... pois mesmo que o ruído esteja alto, não fará diferença para o editor. Eles compram até foto de celular, então de canon 7D ainda será um luxo pelo valor pago pela imagem. Os jornalecos de todos os tamanhos estão pagando o que pagam pelas agências... 30 pilas, podendo ser um pouquinho mais se for uma exclusiva. Agora se a exclusiva for muito boa... recomendo que vc procure pelas agência estrangeiras. Vc ganhará mais... mas aí deverá ter uma foto de boa qualidade. E se vc estiver com um problema de redução de luz, tipo fim de tarde, prédios altos em dia nublado, a pedida pode ser uma 5D ou 6D. Aí entra aquele dilema... "Vale a pena?"
Se vale... de verdade acho que não vale se o uso for fotojornalismo das ruas! Investir 10-15 mil pra fazer fotos para serem vendidas a 30 pilas poderia ser um bom negócio se vc vendesse umas 15 fotos em um dia. Como geralmente as mídias querem comprar só uma... então a resposta da relação custo benefício cairá sobre a câmera com menor valor, que neste caso pode até ser uma 60D, 7D, ou outra similar que esteja no mercado, como estas últimas que citei e que eventualmente são encontradas ainda. Garantido é encontrar a 7D Mark II ou a 70D, mas elas ainda estão com o valor meio elevado... e a 6D esta aguardando a versão Mark II e com a especulação teve redução interessante de valor. Isto, vale para a data de hoje... logo mais devem ter valores reduzidos, as câmeras 70D e 7D mark II. Eu não voltaria para duas casas no modelo da câmera, não gostaria de abaixar em relação a 7D, imagine então para uma 70D, mas cada um tem um cliente diferente e vale também para o fim que se utiliza. As câmeras 60 e 70D ficaram famosas pelo video que podem fazer, mas como eu disse... sou fotojornalista! E mesmo assim gosto de oferecer e ter a chance de trabalhar com o que tiver de melhor, se o meu cliente achar que esta caro... que contrate alguém que esta degraus abaixo, com câmera e estrada ainda em inferior condição profissional. Pagar ou valorizar é uma questão do que vc quer em termos de resultado... poderia até não ser, mas é! Pense...