O custo de trabalho seleciona o cliente...

             As pessoas pensam que ao comprar uma câmera vc esta pronto para ganhar um dinheiro... e que o material estará pago depois de algum tempo. A verdade é que tudo em fotografia profissional é muito caro... Nesta oportunidade tenho um bom exemplo para passar. Minha Canon 24-105mm, lente cuidada, apresentou erro nas duas câmeras. Levei para o conserto na autorizada, pois não arrisco a levar material profissional e oficina fundo de quintal. Isto é um equipamento que não pode falhar... precisa ser reparado por aquele que garante o serviço... 
O orçamento ficou 780 reais... imagina quanta coisa dá pra fazer com este dinheiro! Só que tem uma coisa... este dinheiro tem que vir do trabalho. Se o material custa caro, e se ele se desgasta, do mesmo lugar virá o conserto. Assim, justifica-se um "não" para muitos clientes... aqueles chorões, aqueles que pensam que tudo é roubo quando o profissional passa o valor. Sabe o que aprendi a dizer depois de um tempo? Não... não dou desconto! Aqui não é leilão! Por isto sempre fiquei muito brabo com os jornais... que querem pagar 25-35 pilas numa foto. Sabe o que faço quando tenho uma boa foto? Guardo pra mim... jornal compra foto de celular mesmo, principalmente os de Porto Alegre. Este é um osso duro de roer se vc fez baratinho... agora só tenho uma coisa pra dizer! Azar o seu... o cliente pagou, recebeu o trabalho, e vc ficou com a ferramenta de trabalho estragada. Então quando eu disser não para o cliente... saiba que já entendi algumas coisas que vc ainda vai aprender!
Em tempo, considero a assistência Canon no RS uma empresa séria e com valores compatíveis com o mercado. Sou grato toda vez que o material volta de lá, pq volta em perfeito funcionamento.