Bom fotógrafo quando...


     Muitas vezes me deparo com reflexões originadas por amigos... a última parece que reacendeu uma coisa de que gosto muito. Muitas vezes escrevei aqui e em outros lugares sobre o quanto tenho de raiz fotojornalista. E este é um perfil que não posso deixar de pensar que é de nascimento... não vejo esta tendência como mero acaso e exercício. Se o cara é fotojornalista... ele é e pronto! Não tem isto de formar um fotojornalista, de outra forma todo mundo que faz uma faculdade de jornalismo sairia pronto para exercer fotojornalismo... é aquela pegada que o cara nasce (também morre) com ela. Outro dia teve manifestação pacífica contra o Temer e a Favor da Dilma, e eu prefiro nem entrar na questão de  "a ou b" pq fui lá e fiz fotos das duas manifestações e e enviei para a Folha. Uma imagem de cada foram passadas ao jornal Metro, mostrando o equilíbrio da informação e sua imparcialidade. As imagens não foram estas da publicação, mas quem quiser procurar e encontrar vai ver que foram imagens com formato parecido, bem descritivas dos acontecimentos das duas manifestações. E voltando ao assunto deste post... e coisa triste ter que perder tempo dando explicação para porteiro para não pensar se sou gremista ou colorado, digo que a postagem tem relação apenas com o profissional, e não com o assunto fotográfico. Um amigo me perguntou sobre quando se sabe que um fotógrafo é bom ou ruim... lembrei que depende do foco e atividade. Um poderá ser excelente em casamentos, outro no front (esse cara que faz fotos das manifestações, sendo curto e mais abreviado).  A questão sempre é a referência... no que estamos falando?Aí a conversa foi indo para um lado mais detalhado, direcionado ao desafio e as dificuldades. Puxa, dificuldade tem em tudo quanto é ofício, mas vamos lá... em situação hipotética, um profissional que se vê em restrição de equipamento por ter saído para fazer um trabalho específico e então vai pinta outro trampo... ou uma adversidade. Este profissional pode sim ter um jogo de cintura diferente para lidar com a situação, e aí, no meu entendimento, se esconde um grande adjetivo de um profissional. Sai pra fazer fotos com uma lente fixa de 50mm... certo de que este cara vai encontrar alguma condição desfavorável para trabalhar. Se ele vai e consegue fazer com material limitado, entendo que ele é realmente muito bom. E acho estranho haver profissionais que não possuem lentes fixas... pq se elas tem limites, por outro lados tem horizontes diferentes. E aí pode morar um diferencial entre vender uma foto ou outra... e claro, que isto vai depender, também, do editor de um jornal ou da valorização de um cliente. Seja como for... fotógrafo bom faz mais, com menos!